Vocabulário-Letra P (08)

 
 Vocabulário – Letra P (08)
(de termos empregados nos assuntos ligados à Educação Artística)

Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
- pictórico - da ou eferente à pintura; que se assemelha à pintura. (Dic. Aulete e Michaelis)
 
- pinacoteca - coleção de quadros de pintura; museu de pintura. (Dic. Michaelis)
 
- pinta - (Brasil) padrão; espécie de desenho decorativo em certos materiais como azulejo, cerâmica etc. ou em tecido. (Dic. Aulete)
 
- pitoresco - pictórico; pinturesco; digno de ser pintado, de figurar num quadro. (Dic. Aulete)
 
- pintura - ação ou resultado de pintar; ramo da arte que, por meio de linhas e cores, representa sobre uma superfície as concepções do artista; cor aplicada a um objeto; cor, tonalidade, colorido; arte ou ofício do pintor; a obra (quadro, painel, afresco etc.) executada pelo pintor; conjunto das obras de um pintor, uma época, uma escola, um país etc. (Dic. Aulete e Michaelis)
 
- pintura a óleo - óleo; tipo de pintura feita com tintas preparadas com óleo, geralmente de linhaça; obra pintada com essa tinta. (Dic. Aulete)
 
- pintura a têmpera - têmpera; tipo de pintura feita com tintas dissolvidas em cola, clara de ovo ou outro adstringente, o que faculta sua adesão à base da pintura; obra pintada com essa tinta. (Dic. Aulete) 
 
- pintura de ação (action painting) - é um segmento do Expressionismo Abstrato. Pode ser vinculada à pintura gestual, um tipo de pintura realizado por Jackson Pollock (1912-1956), em que a tinta é atirada na tela, derramada ou gotejada sobre ela. O termo foi utilizado pela primeira vez em 1952 por Harold Rosemberg, crítico de arte e enfatizador de que a pintura não deveria ser apenas um produto acabado, mas sim registrar o seu processo de criação.
 
- pintura de animais - pintura animalista; gênero pictórico que usa predominantemente, ou com frequência, a representação de animais.
 
- pintura de flores - é um dos aspectos essenciais da natureza-morta, gênero artístico em que os temas representados são coisas ou seres inanimados, como frutas, objetos, plantas e animais mortos.
 
- pintura de gênero - representação pictórica de cenas do dia a dia, desprovidas de referências simbólicas. (Dic. Aulete)
 
- pintura de iluminação - iluminura; arte e técnica que remonta à Idade Média de ilustração de manuscritos com a pintura de letras, arabescos e figuras diversas; a pintura realizada dessa forma. (Dic. Aulete)
 
- pintura de regraxo - pintura que foi regraxada; regraxar é pintar um objeto (dourado ou prateado) de modo que deixe ver pela transparência da tinta a cor do ouro ou da prata sobre que é aplicada. (Dic. Aulete e Michaelis
 
- pintura gestual - pintura abstrata que retrata o movimento gestual do artista. (Dic. Aulete)
 
- pintura metafísica (1917-1924) - Corrente pictórica italiana, que se define a partir do encontro entre Giorgio de Chirico (1888-1978) e Carlo Carrà (1881-1966) em 1917. Inspirada na Metafísica, ciência que estuda tudo quanto se manifesta de maneira sobrenatural, a pintura metafísica, de tendência figurativa, distingue-se pelas inusitadas imagens oníricas, em perspectivas distorcidas pela luz. Uma obra com essa característica é As Musas Inquietantes, de Giorgio de Chirico.  (Fonte: Almanaque Abril 2001)
 
- pintura mural - muralismo; (Pintura) quadro pintado diretamente num muro (mural) ou parede (parietal)
 
- pintura naïf - (Artes plásticas) diz-se geralmente de pintura espontânea, de espírito ingênuo, primitivo, sem vínculo com padrões artísticos convencionais, que usa cores vivas e simbologias de fácil compreensão, apresentando, de modo geral, caráter popular ou popularesco; diz-se do artista que pratica esse tipo de arte (pintor naïf); que se caracteriza pela ingenuidade (indivíduo naïf). (Dic. Aulete)
 
- pintura rupestre - inscrito ou desenhado nas rochas; diz-se de pintura ou sinais grafados deixados por povos pré-históricos nas cavernas; pintura que representa figuras e sinais, feita por homens primitivos nas paredes das cavernas que habitavam. (Dic. Aulete e Michaelis)
 
- pintura sacra - que representa assuntos ou personagens religiosos; obras de pintura com temas religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário