Tema-Expressões (25)

Tema - Faces e Expressões (25)
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
- Expressão - manifestação de pensamento ou sentimento através de palavras, gestos, fisionomia, arte etc. (ex: liberdade de expressão); semblante, feição, ar. (Dicionário Aulete)
 
- Expressões de Melancolia:
 
. Melancolia - tristeza sem causa definida, por vezes acompanhada de uma saudade difusa; desgosto, pesar; (Psiquiatria) distúrbio emocional caracterizado por um estado de abatimento mental, pela sensação de impotência, pelo sentimento de que a vida não possui sentido; Antônimo: euforia. (Dicionário Aulete)
 
1. Modernismo - Milton Dacosta (1915-1988) - Menina, 1941, tinta ferrogálica sobre papel - O artista retratou duas vezes, com tinta ferrogálica, uma menina com o rosto apoiado na mão aberta, e uma expressão sutil de tristeza. A tinta ferrogálica é composta de: extrato de ácido tânico, sulfato ferroso, goma arábica e água. Originariamente a cor da tinta oscila entre o negro e o negro azulado, mas com o passar do tempo muda para o marrom.
 
 
2. Modernismo - Milton Dacosta (1915-1988) - Figura, 1951, óleo sobre tela - Na série intitulada Figuras, Dacosta retratou diversas figuras femininas com um braço segurando o cotovelo do outro, em cuja mão elas apoiam o rosto sutilmente triste, numa postura de melancólica reflexão. O rosto, e algumas vezes o corpo, dessas mulheres pensativas lembra as peças de quebra-cabeças.
 
. Milton Dacosta (1915-1988) - Pintor, desenhista, gravador e ilustrador brasileiro. Entre 1949 e 1951, Dacosta realizou a série Figuras onde se percebe uma maior geometrização das formas e do espaço, a utilização da linha como um importante elemento organizador, e cores densas e opacas. Em 1954, iniciou as séries de naturezas-mortas organizadas como uma grade geométrica, e a série Castelos e Cidades, na qual a figura é reduzida a retângulos e quadrados coloridos, acumulados no centro da tela. De 1963 até o fim de sua vida o artista desenvolveu a série Vênus e Pássaros, constituída por pinturas em que figuras femininas opulentas são criadas com linhas sensualmente recurvas. As figuras femininas de Milton Dacosta em geral tem uma expressão sutil de tristeza e uma postura pensativa ou distraída.
 
Blog Vendo & Revendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário