Tema-Expressões (23)

Tema - Faces e Expressões (23)
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
 - Expressão - manifestação de pensamento ou sentimento através de palavras, gestos, fisionomia, arte etc. (ex: liberdade de expressão); semblante, feição, ar. (Dicionário Aulete)
 
 - Expressão de Melancolia:
 
 . Melancolia - tristeza sem causa definida, por vezes acompanhada de uma saudade difusa; desgosto, pesar; (Psiquiatria) distúrbio emocional caracterizado por um estado de abatimento mental, pela sensação de impotência, pelo sentimento de que a vida não possui sentido; Antônimo: euforia. (Dicionário Aulete)
 
 
. Renascimento - Albrecht Dürer (1471-1528) - Detalhe da obra Melancolia I, gravura, 1514 - É uma composição alegórica que recebeu diversas interpretações. Na gravura, um anjo que está com o cotovelo esquerdo sobre o joelho apoia a cabeça na mão fechada, postura que veio a se consagrar como símbolo do melancólico. Tanto o anjo como um anjinho sentado ao seu lado olham para o vazio. Segundo Rodrigo Naves, crítico e professor de arte, "a gravura representa uma concepção de mundo em que estados de espírito e vocações eram regidos por forças exteriores ao indivíduo (deuses, planetas). Nessa visão, a melancolia é também a deusa das artes liberais, associada ao pensamento reflexivo e à atividade intelectual."
 
. Albrecht Dürer (1471-1528) - Pintor, desenhista e gravador alemão, foi figura central do renascimento nórdico e uma das mais excepcionais figuras da história da arte. Viajou muito por vários países da Europa, e introduziu no norte europeu as formas e ideias da Renascença Italiana. É considerado o primeiro grande mestre da técnica de aquarela, principalmente de paisagens, embora muitos afirmem que a força de sua obra reside mais no seu trabalho de desenhista e gravador. Uma de suas características, era marcar seu monograma nas pranchas de madeira, como prova de sua autoria. Sendo o primeiro artista a estabelecer o "direito de propriedade artística". Entre suas obras mais conhecidas estão: Autorretrato (1498); Adão e Eva (1504); Melancolia (1514).
 
Blog Vendo & Revendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário