Tema-Expressões (2a)


Tema - Faces e Expressões (2a)
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
 - Expressão - manifestação de pensamento ou sentimento através de palavras, gestos, fisionomia, arte etc. (exemplo: liberdade de expressão); semblante, feição, ar. (Dicionário Aulete)
 
- Expressões de Desespero:
 
. Desespero - estado de espírito ou sofrimento daquele que passa por inúmeras dificuldades e aflições e não tem como superá-las ou acredita que não o possa fazer; desesperança; sofrimento moral extremo, misto de aflição, angústia, descontrole e tormento, ligado muitas vezes à sensação de perda (geralmente irreparável). (Dicionário Aulete)
 
 
1. Expressionismo - Vincent van Gogh (1853-1890) -  Homem Velho Com a Cabeça em Suas Mãos (No Portão da Eternidade), litografia, 1882 - A litografia foi baseada em um desenho a lápis, de uma série de estudos denominada Desgastado, que Van Gogh fez em 1882. Inspirada em um veterano de guerra, retrata um homem velho com os cotovelos apoiados nos joelhos, e o rosto escondido entre os punhos cerrados.
 
 
2. Expressionismo - Vincent van Gogh (1853-1890) - Velho Entristecido (No Portão da Eternidade), óleo sobre tela, 1890 - Último quadro pintado por Van Gogh antes de sair do asilo de Saint-Remy, onde se recuperou de uma crise. A pintura, baseada em uma litografia que ele fez em 1882, retrata um homem velho com os cotovelos apoiados nos joelhos, e o rosto escondido entre os punhos cerrados. A imagem é de um completo desespero.

Nota: Existe uma outra série de estudos de Vincent van Gogh, retratando mulheres tristes, feita entre os anos de 1882 e 1883, época em que o pintor viveu com uma mulher que posava como modelo para ele. A mesma mulher que, grávida e nua, posou para a litografia Sorrow (tristeza), em 1982.

. Vincent van Gogh (1853-1890) - Pintor holandês conhecido como precursor do expressionismo. Tinha um estilo próprio de pintar, assinalado pelas pinceladas largas, curtas e rápidas e pela combinação de tons vivos de amarelo, azul e verde. Van Gogh pintou trinta e cinco autorretratos entre 1886 e 1889. Entre suas obras mais conhecidas estão: Os comedores de batatas (1885); Quarto em Arles (1888); Doze girassóis numa jarra (1889); Noite Estrelada (1889); Retrato do Dr. Gachet (1890)
 
Blog Vendo & Revendo
 
Publicado em 06/02/15 - 14:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário