Tema-Expressões (1)

Tema - Faces e Expressões (1)
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
 - Face - (Anatomia) parte anterior da cabeça humana, delimitada pelo couro cabeludo, as orelhas e o pescoço; rosto, cara; aparência, semblante, fisionomia. (Dicionário Aulete)
 
- Expressão - manifestação de pensamento ou sentimento através de palavras, gestos, fisionomia, arte etc. (ex: liberdade de expressão); semblante, feição, ar. (Dicionário Aulete)
 
- Expressões de Desespero:
 
 . Desespero - estado de espírito ou sofrimento daquele que passa por inúmeras dificuldades e aflições e não tem como superá-las ou acredita que não o possa fazer; desesperança; sofrimento moral extremo, misto de aflição, angústia, descontrole e tormento, ligado muitas vezes à sensação de perda (geralmente irreparável). (Dicionário Aulete)
 
 
1. Maneirismo - Angelo Bronzino (1503-1572) - Detalhe da obra Alegoria do Triunfo de Vênus, óleo sobre madeira, 1540-1550 - Nesta pintura alegórica, a personagem ao lado de Cupido simboliza o Ciúme ou o Desespero que esse sentimento provoca. Com as mãos crispadas sobre a cabeça curvada, ela parece gritar enlouquecida. Sua imagem transtornada pode também representar a Loucura.
 

2. Realismo - Gustave Courbet (1819-1877) - O Desespero, autorretrato, óleo sobre tela, 1845 - Gustave Courbet fez um retrato de si mesmo com uma expressão de desespero: os olhos arregalados e as mãos semi fechadas sobre os cabelos das têmporas, as partes laterais e superiores da cabeça.

 
3. Expressionismo - Edvard Munch (1863-1944) - Cinzas, óleo sobre tela, 1894 - Nesta obra destaca-se a figura de uma mulher com o vestido desabotoado e expressão de desespero: olhos arregalados, cabelos desgrenhados, e as mãos sobre as laterais superiores da cabeça. No canto esquerdo da tela vê-se a figura de um homem encurvado com o rosto escondido na curva do braço que ampara sua cabeça, numa aparente atitude de desesperado arrependimento. O título Cinzas sugere diversas interpretações, podendo significar restos de destruição, morte de alguém, o fim de uma sociedade, de um bem, ou de um relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário