Colagem-Serpentina2


Colagem com serpentina (2)
Edição de Lenise M. Resende

- Faixas:
. faixa grega - Ornato em forma de friso onde formas, normalmente geométricas, se repetem. Na Grécia Antiga uma grande variedade de elementos arquitetônicos, de vestuário e utensílios eram decorados com faixas.

. faixa decorativa - Ornato em forma de friso; Superfície estreita e alongada ilustrada geralmente com motivos repetidos.

2- Colagem de faixa grega, com serpentina
. Material: papel sulfite, lápis preto, régua, rolo de serpentina, tesoura, cola branca.
. Técnica: Com o lápis, faça duas linhas verticais marcando a largura da parte central da faixa. Corte onze pedaços de serpentina do mesmo tamanho (para fazer uma faixa igual a do modelo acima). Vá colando os pedaços conforme o modelo. Para obter um bom acabamento, cole a ponta inicial do 2º pedaço sobre a ponta final do 1º, e assim por diante. Depois cole uma tira alguns centímetros sobre a faixa e outra alguns centímetros abaixo.
. Dica: Para garantir um bom visual, comece a colagem pelo centro da faixa. Depois que terminar a colagem do lado direito da faixa, vire o papel de cabeça para baixo e finalize o outro lado. Assim a faixa ficará bem no cento da folha.
. Nota: O modelo abaixo foi feito sobre papel manilhinha, também chamado de papel de padaria ou papel de pão, colado sobre papel sulfite.


3- Colagem de faixa decorativa, com serpentina
. Material: papel sulfite, lápis preto, régua, rolo de serpentina, porção de confetes, tesoura, cola branca.
. Técnica: Com o lápis, faça duas linhas verticais marcando a largura da parte central da faixa. Corte seis pedaços (ou mais) de serpentina do mesmo tamanho. Dobre cada pedaço ao meio, formando um V. Vá colando os pedaços conforme o modelo. Para obter um bom acabamento, cole a ponta inicial do 2º pedaço sobre a ponta final do 1º, e assim por diante. Depois enfeite com os confetes.
. Nota: O modelo acima foi feito com uma única tira bem comprida de serpentina que, a medida que ia sendo dobrada, ia sendo colada sobre papel manilhinha, também chamado de papel de padaria ou papel de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário