Tema-Nuvens (1)

 
Tema - Nuvens (1)
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
- Nuvem - As nuvens se formam com a aglomeração de moléculas de vapor de água, resultantes da evaporação de água por ação do calor, e de partículas de gelo, formadas pelo congelamento dessa água nas baixas temperaturas da atmosfera. De acordo com a disposição desses componentes, da altitude em que se encontram e de seu formato, as nuvens podem se classificar (desde 1896), das de maior para as de menor altitude, em: cirros (altas e esgarçadas); cúmulos (densas, com grande extensão vertical, como flocos de algodão); nimbos (densas e pesadas, as 'nuvens de chuva'); estratos (cinzentas, de base uniforme, produzem granizo ou neve). Essas formas podem se combinar, formando as cirro-cúmulos, cirro-estratos, nimbo-estratos, estrato-cúmulos, cúmulo-nimbos (estas geralmente associadas a chuvas fortes e tempestades). (Fonte: Dicionário Aulete)
 
- Tipos de nuvens:
 
 
1. Cirros, cirrocumulus, cirrostratus - nuvens altas, finas, brancas. As nuvens altas são sempre antecedidas do prefixo cirro (cirrus). As nuvens médias são sempre antecedidas do prefixo alto (altus).
 
 
2- Cumulus, cumulonimbus, cirrocumulus, stratocumulus, altocumulus, cumulus congestus. A designação cúmulo (cumulus) aparece nas nuvens de maior desenvolvimento vertical.
 

3- Stratus, altostratus, cirrostratus, stratocumulus, nimbostratus. A designação estrato (stratus) aparece nas nuvens de maior extensão horizontal. As nuvens responsáveis pela maior parte da precipitação são identificadas com o termo nimbo (nimbus).

Blog Vendo & Revendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário