Vocabulário-Letra S (04)

 
Cores - Vocabulário - Letra S (04)
(de termos empregados nos assuntos ligados à Educação Artística)

Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
- salmão - a cor rosada semelhante à desse peixe; gama de cores pálidas entre laranja-rosado e laranja claro, proveniente da cor da carne do salmão.
 
- saturação (1) - grau de intensidade de uma cor, capaz de determinar sua pureza. (Dic. Aulete)
 
- saturação (2) - é a pureza da cor. Quanto mais pura (primária) for a cor, maior seu grau de saturação. Inversamente, quanto menos pura, menor o grau de saturação. (Livro didático público - Arte, Sec. de Est. da Educação, Paraná)
 
- sépia (1) - castanho escuro; cor do pigmento obtido da sépia, que atinge tonalidades entre o acinzentado e o amarronzado.

- sépia (2) - pigmento animal extraído da siba, um molusco marinho semelhante à lula. Os chocos ou sibas têm uma concha interna, uma bolsa de tinta, oito braços e dois tentáculos. Quando ameaçado, à semelhança de outros cefalópodes, ele secreta uma nuvem de tinta castanho escura, a sépia, de gosto nauseante, para confundir seus predadores. Ao longo da história, os artistas usaram a sépia para desenhar sobretudo paisagem. Pode ser diluída com água. No início do século XIX, a aguada de sépia esteve na moda. A sua técnica é semelhante à da aquarela. Atualmente, a sépia é um lápis muito usado para fazer desenho. 

- sanguínea - ou sanguina é um lápis muito usado para fazer esboços. É utilizado com o auxílio do lápis preto, do branco, e algumas vezes do sépia, que é castanho-escuro.
 
 
Publicado em 12/12/10 – 17:00

Um comentário: