Vocabulário-Letra R (06)

 
Vocabulário - Letra R (06)
(de termos empregados nos assuntos ligados à Educação Artística)
 
Edição e Pesquisa de Lenise Resende
 
- reentelação - técnica utilizada na pintura, principalmente por restauradores, com o objetivo de reforçar ou substituir um suporte original fragilizado que está comprometendo a obra. Geralmente esse procedimento se dá com o uso de cera e calor, conseguido com um ferro de passar ou uma espátula aquecida, por exemplo. Mas existem diferentes formas de reentelar uma obra danificada, envolvendo outros materiais - tecidos, papel japonês - e equipamentos. (Fonte: Itaú Cultural)
 
- relevo - termo relacionado à escultura para designar as obras que são projetadas a partir de um fundo ou uma superfície plana e não esculpidas de forma independente no espaço. Os escultores desenvolveram maneiras de revelar ao espectador os lados não vistos dos objetos que criavam nessas superfícies. Por exemplo, tentavam representar a rotação de um corpo a partir da colocação de uma série de figuras ao seu redor ou de sombras reais projetadas sobre o plano de fundo pelos elementos figurativos em relevo. Existem diferentes tipos de relevos classificados de acordo com o grau de projeção da escultura: o relevo gravado, no qual a escavação nunca excede o plano, o baixo-relevo, o medio-relevo e o alto-relevo. (Fonte: Itaú Cultural)
 
- reprografia - repro(dução) + grafia; (Documentação) conjunto dos diversos processos de reprodução de documentos; Por exemplo: fotocópia, eletrocópia, microfilmagem, xerografia etc.). (Dic. Aulete)
 
- retábulo - painel ou quadro que decora um altar; trabalho de arquitetura, de madeira ou pedra, com ornatos em relevo (lavores) na parte posterior do altar, e em que se representa qualquer motivo religioso; Nos retábulos da Idade Média, a têmpera a ovo foi bastante usada. (Dic. Michaelis)
 
- ritmo - correlação harmoniosa entre as partes de uma composição literária ou artística.
 
- rocalha - avelório (contas) de vidro resistente lavrado de que se fazem rosários; por extensão, colar de contas ou de pérolas; rocal; (Artes plásticas; Decoração) estilo artístico e decorativo, encontrado na França na primeira metade do séc. XVIII, que se caracteriza pela imitação estilizada de rochas, conchas, grutas etc., exibindo volutas e formas de traçado assimétrico; obra, geralmente em jardins, construída com pedras, conchas etc., imitando rochedos e grutas; (Mobiliário) obra artística ou mobiliário feito ou decorado em estilo rocalha; diz-se do estilo artístico e decorativo, que se caracteriza pelo uso de volutas e formas assimétricas. (Dic. Aulete)
 
- rupestre - inscrito ou desenhado nas rochas; diz-se de pintura ou sinais grafados deixados por povos pré-históricos nas cavernas; pintura que representa figuras e sinais, feita por homens primitivos nas paredes das cavernas que habitavam. (Dic. Aulete e Michaelis)

 
Publicado em 13/12/2010 – 16:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário