Vocabulário-Letra R (01)

Vocabulário - Letra R (01)
(de termos empregados nos assuntos ligados à Educação Artística)

Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 

- Realismo (1848-1875) - A tendência expressa-se sobretudo na pintura. As obras privilegiam cenas cotidianas de grupos sociais menos favorecidos. O tipo de composição e o uso das cores criam telas pesadas e tristes. O grande expoente é o francês Gustave Courbet (1819-1877). Para ele, a beleza está na verdade. Suas pinturas chocam o público e a crítica, habituados à fantasia romântica. São marcantes suas telas Os Quebradores de Pedra, que mostra operários, e Enterro em Ornans, que retrata o enterro de uma pessoa do povo. Outros dois nomes importantes que seguem a mesma linha são Honoré Daumier (1808-1879) e Jean-François Millet (1814-1875). Também destaca-se Édouard Manet (1832-1883), ligado ao naturalismo e, mais tarde, ao impressionismo. Dentre os escultores do realismo o que mais se destaca é o francês Auguste Rodin (1840-1917). Suas representações impressionam pela realidade e vida que ele imprimiu nas esculturas. (Fonte: Almanaque Abril 2001)

 
 Nota - Por suas obras retratarem a realidade de forma ainda mais objetiva e fiel do que o realismo, o naturalismo é considerado uma radicalização desse movimento. Se nas artes plásticas não mostra o engajamento ideológico do realismo, na literatura e no teatro mantém a preocupação com os problemas sociais. (Fonte: Almanaque Abril 2001)
 
 
. Gustave Courbet (1819-1877) - O Desespero, autorretrato, óleo sobre tela, 1845 - Gustave Coubert fez um retrato de si mesmo com uma expressão de desespero: os olhos arregalados e as mãos semi fechadas sobre os cabelos das têmporas, as partes laterais e superiores da cabeça.
 
Observação:
- realismo - (Artes plásticas; Literatura) teoria estética do fim do século XIX, contrária ao romantismo, segundo a qual a realidade deve ser representada de maneira objetiva e não idealizada, mostrando-se a vida cotidiana e seus personagens como eles são de fato. (Dic. Aulete)
- hiper-realismo - (Artes plásticas) nas artes plásticas, corrente que busca representar as formas, por meio de pintura, escultura etc., com o máximo de fidelidade à realidade, aproximando-se da reprodução fotográfica. (Dic. Aulete)
- realismo mágico - (Literatura) gênero literário cuja narrativa, a partir da realidade, desenvolve-se para o irreal, o surreal, o onírico etc. (Dic. Aulete)
 
Blog Vendo & Revendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário