Como fazer-Xilogravura (01)

 
Como fazer - Xilogravura
Edição e Pesquisa de Lenise M. Resende
 
- Xilogravura - é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

- Isogravura - é a técnica de gravura na qual se utiliza isopor como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou tecidos de algodão. É um processo muito parecido com um carimbo.
 
1- Xilogravura com carimbo de isopor
. Material: Bandeja de isopor (que vêm com alimentos no supermercado ou na padaria), tesoura, lápis preto, palitos variados (de dente, de pirulito, de churrasco), guache de cor escura, rolinho de espuma ou pincel grosso (broxinha), pratinho descartável, e pano para limpar as mãos.
. Técnica: Corte as abas da bandeja de isopor. Com o lápis, desenhe suavemente sobre o isopor. Com o palito aprofunde as marcas deixadas pelo lápis, mas tenha cuidado para não furar o isopor. Coloque  um pouco de guache num pratinho descartável. Passe o rolinho ou o pincel no guache, preenchendo-o completamente com a tinta. Passe o rolinho sobre o desenho no isopor, deixando uma fina camada de tinta sobre ele. Vire o desenho sobre o papel e aperte-o para imprimir. Retire o isopor com cuidado, puxando-o na diagonal pela ponta. Se preciso, levante uma das pontinhas do isopor com o auxílio de um palito, para poder retirá-lo. Deixe secar.

Nota -
. A impressão também pode ser feita em tecidos de algodão.
. Após ter passado o guache sobre o isopor, caso perceba que ele se acumulou nas linhas de afundamento, passe rapidamente um palito nessas linhas para retirar um pouco dessa tinta acumulada.
. Como a imagem sairá espelhada na impressão, no caso de haver texto, grave as letras e números invertidos. isto é, para imprimir letras e números, deve-se desenhá-los da direita para a esquerda.
 
 
 
2- Xilogravura com carimbo de isopor
. Idade - De 3 a 8 anos.
. Tempo - Dez minutos.
. Espaço - Sala de aula ou de atividades.
. Material - Bandejas de isopor (daquelas que vêm com alimentos no supermercado), palitos variados (de sorvete, de dente, de churrasco ou lápis sem ponta), 1 colher de sopa de guache, rolinhos ou pincéis, tesoura e pano para limpar as mãos.
. Como fazer - Corte as abas das bandejas. Distribua os palitos e oriente as crianças a fazer o desenho que desejarem. Se ficar muito difícil, peça para as crianças desenharem com lápis antes de usar o palito. Coloque  uma colher de sopa de guache num recipiente, da cor  que desejar. Use o rolo ou pincel e pinte a bandeja já desenhada. Carimbe esse desenho em folhas de sulfite  ou qualquer outro papel para deixar a “marca”. Faça  pressão com as mãos sobre o isopor e retire com cuidado  na hora de carimbar. (Fonte: revista Especial Arte - Nova Escola. Consultoria de Marisa Szpigel, formadora de professores de Arte, de SP)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário